#FalaSérioBES - Solte as amarras pra ser FELIZ ✌



Olá, belezuras!

Nestes dias que antecedem mais um "Dia internacional das mulher", tive um insight na madrugada que me fez repensar nas minhas prioridades e buscas para o meu encontro com a tão sonhada e potencial Felicidade. Mas, automaticamente lembrei que: FELICIDADE É UMA QUESTÃO DE ESTAR NÃO DE SER. Tenso, ter que pensar assim né?! Mesmo sendo esta uma das maiores verdades e certezas da vida. 

Imagem relacionada
Pois bem, mais esse não é o proposito principal deste texto/desabafo que trago, mais sim uma reflexão e uma possível mudança de postura com relação ao nosso lugar nesta sociedade que GRAÇAS A DEUS esta passando por transformações sociais com relação a este LUGAR. Durante a construção deste, me vieram vários pensamentos a cerca desse processo de construção e a forma como felicidade nos era apresentada e imposto pela sociedade, principalmente para nós mulheres, até hoje, do tipo: "A maior felicidade e realização da mulher é casar, ter filhos e cuidar da casa...Será, e se ela não quisesse ser mãe e casar , não era feliz?! .

As várias lembranças que tenho dos episódios e fatos que presenciei com minhas irmãs, tias, primas, amigas que me trouxe, e traz, uma certa incomodação com relação a esse posicionamento imposto (no sentido de obrigação, não de escolha) regado de falácias desta sociedade patriarcal e machista que, por mais que estejamos passando por transformações ainda é fácil de encontrarmos posturas, falas, e posicionamentos correlacionados a tais praticas que tendem a nos limitar e impossibilitar o seguir em frente na busca das nossas potencialidades e possibilidades que merecemos. Pensamentos estes seguidos de questionamentos, tais como:

 Qual o meu lugar numa sociedade que me limita, e me aprisiona com palavras, atitudes e gestos? 

Refletindo sobre estas e outras incomodações lembro-me da figura da mulher perfeita das décadas de 80 e 90 era a "Pura, Recatada e do Lar", mesmo sendo uma fala atual retrata muito bem a postura socialmente imposta para época. Atualmente, esta fala serviu de gás para as mais variadas linhas de discussão no pensar "o papel e a posição da mulher nos dias de atuais", nos mais variados veículos de transmissão, rodas de debates e órgãos de defesa, deu muito pano pra manga; serviu para que pudêssemos nos reafirmarmos  na quebra deste paradigma apresentando o novo modelo de mulher perfeita aquela que tem plena autonomia em se posicionar como, quando e onde ela quiser sem estar a merce da vontade dos outros a não ser dela mesma.

ACORDAMOS DESTE PESADELO!!!!

Sim, essa ainda é a sensação que temos quando falamos da nossa posição neste país que esta engatinhando na busca por direitos sociais mais igualitários, mais estamos caminhando...QUE BOM! 
Como é bom poder nos deleitar e nos embriagar pela literatura do Feminismo e encontrar as divas - Angela Davis,  Djamila Ribeiro, Jurema Werneck, Grada Kilomba, entre outras que nos motivam e impulsionam na busca do novo de sermos mais, levando a esta quebra das amarras que nos limitam, ou limitavam (Prefiro pensar assim!), impostas para nós. Não quero aqui entrar no mérito exclusivo do feminismo, gosto do pensar no que vai alem das questões objetivas, dos fatos, pesquisas, mas sim leva-lxs a uma reflexão subjetiva que abra nossos horizontes com o proposito de deixar plantada a semente, e que possamos explorar nossos horizontes na busca e abertura dos nossos leques de possibilidades do EU POSSO.

Como diz o tema do post, que possamos soltar as amarras e buscar nas nossas descobertas as variadas possibilidades de conhecimento, crescimento e as mais variadas realizações pessoais nos vários estagios do nosso ser, e que possamos caminhar por um caminho leve que tenha como consequência a potencial FELICIDADE. Tendo sempre em mente que, os altos e baixos da vida são necessários para o nosso crescimento enquanto pessoa na sua integralidade, pois são esses episódios que nos tornam mais fortes.

Lembremo-nos sempre: 
A nossa felicidade nunca pode ser condicionada ao outro, pois é dentro de cada um de nós que mora a real felicidade.

Então, pense e repense seu lugar enquanto mulher, qual o seu papel, o que você esta fazendo na busca para a sua libertação? Que possamos sair ainda mais da zona de conforto e nos colocar na posição de protagonistas da nossa historia nesse processo de transformação e libertação. Sim, essa é a palavra LIBERTAÇÃO!








Que não nos limitemos na busca das nossas realizações, somos muito mais que isso, e lá pode estar a tão sonhada Felicidade.
Tendo a certeza plena de que o vale realmente a pena é VIVER!









Curta a página no facebook!

Nenhum comentário