Como estás na vida: de Passagem ou Vivendo?!

Há alguns dias me peguei pensando em trazer alguns posts com uma vibe reflexiva aqui pro blog, pois acredito muito que o processo de crescimento e embelezamento deve vir de DENTRO PARA FORA, ou seja, alem do externo o nosso interior deve estar em consonância com que nosso externo apresenta para todos que estão ao seu redor, e assim poder espalhar boas energias. Por isso, questionarmos nossas praticas e atitudes deve ser um exercício constante tendo como proposito principal sermos mais e melhor a cada dia. Afinal, somos resultado de nossas escolhas e praticas...Não é mesmo?
Nessa era digital onde os afazeres se resumiram em grande parte aos aparelhos eletronicos como smarphones, computadores e laptops, tendemos a estarmos sempre mais ausentes do mundo real e presentes no mundo virtual, e assim os relacionamentos familiares e sociais se renderam ao uso destes "aparelhinhos". Consequentemente nos ausentamos dos momentos em familia, amigos, e vida social nem se fala. Os ensinamentos aprendidos no nosso primeiro meio social a familia caem por água abaixo assim como os princípios de cordialidade, Solidariedade e fraternidade ficam fadados pelas barreiras da era digital.

Por isso hoje resolvi trazer a Autoavaliação como primeiro tema a ser papeado, pois acredito muito que a era digital veio para estreitar os laços não afasta-los, e assim tornar-mos mais perto e juntos nesta locomotiva chamada sociedade. Acredito que essa mudança parte do principio da minha relação do EU com o mundo, neste o processo de autoavaliação é uma ferramenta inicial para este inicio e   deve ser aprimorado em cada fase de nossas vidas, por buscarmos sempre o crescimento e amadurecimento em cada uma dessas etapas, sendo estes marcados pelo amor ou pela dor, pois somos seres em constante processo de aprendizado.

Não sei vocês, mais nunca considerei o processo de autoavaliação, ate hoje não acho, algo muito fácil de se fazer. Lembro-me que em determinada época da minha vida quando me perguntavam: "Quem é Dayse, quais são os seus desejos, quais seus defeitos e qualidades?", esses questionamentos que me levavam pra dentro do EU, e nunca encontrava uma resposta pronta ou automática imediatamente eu era transportada para outra atmosfera, me via em um amplo quarto branco, abismo, túnel, a tudo que remete-se a outra dimensão, em busca de uma resposta rápida e concreta a qual nunca vinha. E considerava esse um dos momentos mais aterrorizantes pra mim, chegando a pensar em uma anormalidade que com o passar do tempo percebi que era normal, pois ate hoje me deparo com pessoas mais velhas, que nunca passaram por esse processo e estão simplesmente passando pela vida. Por isso, que até hoje, esses questionamentos sempre estão presentes nos pensamentos e parece que nunca tem fim, pois estamos em constante processo de crescimento...Não é mesmo?

Diante deste, processo de autoavaliação me vieram algumas indagações que gostaria de compartilhar com vocês e quem sabe levar alguns a pensar na vida como TUDO a ser realmente vivido e não simplesmente passageiro ;)

Como vocês viram no titulo do post outro dia vi essa indagação e passei vários dias me questionando sobre o que estava realmente fazendo VIVENDO ou de PASSAGEM nesta vida, e cheguei a conclusão de que a ambiguidade entre elas tornam nossa existência  mais ou menos importante para o outro e porque não para nós mesmos...confuso, né?  Deixa eu explicar: Quando me refiro a viver é algo mais interno - estar presente no momento, sentimento, algo mais substancial, vivendo o momento, sentimento, pensamento de forma mais integra e intensa; já a passagem vem no sentido mais superficial, por cima , externo.

Nesse mundo tão acelerado é raro paramos para pensar nas nossas praticas e atitudes, principalmente com relação ao outro, posturas diante das adversidades, Solidariedade, Amabilidade, enfim, as praticas que nos tornam mais fraternos e puros aponto de nos colocarmos no lugar do outro sem julga-los ou subjuga-los diante das situações que a vida apresenta.

Em uma época tão frivolidade, onde o tudo esta sendo remetido ao nada, de sentimentos fluidos, banalidades e comportamentos, que levam a vida a um patamar de PASSAGEM (no sentido da superficialidade) para alguns é assim que a vida se apresenta, pois cada um carrega sua historia, memoria, valores e afins, como já diria o poeta, essa frase que amo e levo sempre comigo: "Cada um sabe a dor e a delicia de ser o que é". Mesmo não compactuando com esse tipo de comportamento, não estou aqui no direito de julgar ninguém, pelo contrario, estes servem de ponto para uma autoavaliação e reflexão para que possamos tornar o tudo em TUDO de verdade.

Que possamos estar de PASSAGEM  na dor, e sempre estar VIVENDO a solidariedade, companheirismo, fraternidade e, o sentimento que fundamenta tudo isso o AMOR.  


Refletir sempre!!!



Curta a página no facebook!

Nenhum comentário